10 outubro 2011

GAZETA DO POVO

No ritmo de Katy Perry


Com produções que mesclam o estilo pin-up e peças divertidas, a cantora pop tem criado tendências e inspirado o guarda-roupa de muitas adolescentes

Luciane Horcel • @LuHorcel• lucianeh@gazetadopovo.com.br - 08/10/2011 às 00:05


A grande vencedora do Video Music Awards deste ano e a atração pop mais esperada do Rock in Rio não é só um sucesso musical inquestionável no meio teen. Katy Perry também é referência de moda jovem no mundo todo. Os looks sensuais e modernos, que começaram com as produções pin-up do começo da carreira da moça, agregaram peças bem-humoradas, que têm in­­­fluenciado as escolhas de muitas adolescentes. “As roupas com cintura alta, espartilhos, decote coração, salto alto, cintura marcada, hot-pants, macacões curtos e o ba­­tom vermelho cereja são marcas registradas das pin-ups, estilo que fez sucesso na década de 40 e aparece em algumas produções de Katy Perry. Ela mistura esse estilo extremamente sensual, sem ser vulgar. Tem uma pegada mais jovem, autêntica, que abusa de acessórios e roupas coloridas”, afirma a consultora de imagem e estilo, Flávia Quintella.



Mesmo as roupas diferentes e acessórios inusitados usados pela cantora são vistos com bons olhos. Para os especialistas de moda, a cantora avalia bem as ocasiões e lugares na hora de escolher o que vestir. “Ao mesmo tempo que Katy se joga nos vestidos curtinhos e sexy, apostando sempre em muito brilho, ela também respeita as ocasiões mais formais e usa vestidos longos. Ela só não abre mão de modelos que marquem bem a si­­­lhueta: o do tipo sereia, por exemplo, – bem colado no corpo, com abertura embaixo e altura que vai até mais ou menos o joelho. Aliás, esse parece ser o preferido dela”, avalia a personal stylist Cynthia Mastaler Ayres. Ou seja, tem uma boa medida de bom senso, mas não perde a originalidade.



Para as meninas que se inspiram na musa, Quin­­­tella faz algumas ponderações. Na hora de imitar a diva pop só é preciso respeitar a personalidade, avaliar se seu corpo combina com o modelito e, claro, prestar atenção nos ambientes em que pretende usar os looks. “A roupa que usamos é a nossa personalidade vestida. Ou seja, é importante escolhermos as roupas de acordo com o que so­­­­mos. Caso contrário, fica forçado ou cor­­­remos o risco de cair no ridículo. Além disso, a própria Katy não vai ao supermercado vestida de pin-up. Ela abusa das cores, dos decotes e dos saltos nas festas. No dia a dia faz a linha básica divertida. Portanto, siga fazendo o mesmo”, sugere a consultora. A stylist Cynthia concorda: “Cores vibrantes estão na moda sim, mas com moderação. Além disso, muito cuidado com o ambiente. O melhor é deixar o vestido curtérrimo e colorido para uma balada com as amigas”, opina.



Maquiagem



Delineador no estilo gatinho, cílios alongados com máscara e batom vermelho ou pink. Essa é a maquiagem básica da cantora que gosta de deixar os olhos bem marcados. As consultoras acham a pintura válida, mas ressaltam que esse estilo mais preto e pesado combina melhor com quem vai sair à noite. Para o dia, um pouco de rímel, um lápis marrom nos olhos e um blush para dar um ar saudável às bochechas já dão conta do recado. Além disso, segundo Cynthia Mastaler Ayres, dá para apostar nas cores vibrantes do verão: “As sombras vêm em cores cítricas e marcantes, como o verde-água, o pink, o azul-turquesa e o amarelo canário. Na boca, batons em tons fortes de laranja e de cor-de-rosa”, afirma.



Bom-humor



Muitos acessórios e cores dão conta da moda divertida de Katy. No dia a dia, ela faz a linha mais casual, desencanada. Usando muitas sobreposições, leggings coloridas, snickers, camisetas alegres (com desenhos ou frases bem-humoradas). Mas, mesmo no estilo cotidiano, os acessórios estão lá: brincos coloridos, colares e cintos divertidos com frutas ou bichinhos, além de arcos, chapéus ou outros detalhes nos cabelos. Na hora de imitar, vale o bom senso. Claro que usar peruca azul é um pouco de exagero para quem não é uma pop-star. “É possível brincar com tiaras, flores e acessórios no cabelo de uma forma mais despreocupada. Já para dar um colorido, uma mecha já está de bom tamanho”, diz a consultora Flávia Quintella.



Estampas e decotes



Os decotes abusados em formato de coração e os vestidos tomara-que-caia são recorrentes nas aparições de Katy. Para Flávia Quintella, as meninas que são magras ou tem estrutura corporal semelhante à dela podem abusar dos modelitos. Já quem está um pouco acima do peso ou tem seios grandes deve usar alças tradicionais ou no estilo regatinha. Para vestir tecidos florais, as magras é que devem tomar cuidado: nada de estampas exageradas. Vale optar pelas flores mais delicadas.



Grudadinhos e curtos



Outra característica marcante são os vestidos florais, coloridos, com rendas e até de látex. Tudo bem justinho no corpo, para dar um toque mais sensual e não infantilizado. Para usar à noite ou nas festas red-carpet, Katy gosta de brilho, decotes, tecidos acetinados, babados, estampas florais, poás (bolinhas) e laços. Para copiá-la vale tomar cuidado com o comprimento dos vestidos. A cantora abusa, usa tudo bem curtinho, mas não dá para esquecer que ela é uma celebridade.



Nos pés



Peep toe (aquele com os dedinhos de fora), sandálias, sapatos bonequinhas ou Scarpin (bico fino clássico) de saltos altíssimos fazem os pés de Katy brilharem. Outra característica marcante é que os calçados são coloridíssimos e, às vezes, de verniz ou com brilho. Para o dia a dia, os tênis old school (os famosos sneakers) e as sapatilhas são as escolhidas.


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO

BEIJOS

Cynthia Mastaler Ayres

Nenhum comentário: