28 maio 2013

TENDÊNCIAS PRIMAVERA VERÃO 2014

Confira os principais destaques do Verão 2014, em resumo:
Anualmente, a Pantone reúne informações acerca das cores que, temporada após temporada, devem estabelecer-se como tendências.

Sendo o mercado da moda um dos que mais absorve tais sugestões, da pesquisa às passarelas e então às ruas, é chegada a vez das cores Primavera/Verão 2013-2014 serem apresentadas ao grande público. Dentre elas, cores vibrantes e alegres a outras, neutras, entram em cena.


Logo, estabelecem-se as seguintes cores para o Verão 2014: Dusk Blue (azul), Grayed Jade (verde-água), Linen (rosê), Emerald (verde-esmeralda), African Violet (violeta), Nectarine (alaranjado), Poppy Red (vermelho), Lemon Zest (amarelo), Tender Shoots (verde-limão) e Monaco Blue (azul-escuro). Dentre as cores apresentadas (imagens abaixo), se pôde notar uma profusão de tons exóticos lado a lado aos claros e harmônicos.
Em meios às passarelas nacionais e internacionais, entretanto, a diversidade de cores aliou-se ao preto e branco; a dupla fez-se presente através de composições geométricas. O branco puro, por sua vez, compôs produções inteiras aplicado das mais diferentes maneiras, inseridos no universo e inspiração de coleções e marcas distintas. Em clima resort, o branco é, sem dúvida, umas das principais cores do Verão 2014.



PRETO E BRANCO
Eternizada por Chanel, a combinação Preto e Branco volta a moda com força Total

O preto e branco marcou os desfiles Primavera/Verão 2013 de Moschino, Marc Jacobs e Elie Saab, e durante a última edição do SPFW, as coleções Verão 2014 de Animale, Tufi Duek, Amapô, Acquastudio, Ronaldo Fraga e Alexandre Herchcovitch, entre outras grandes marcas que combinaram as cores das mais variadas formas.


Em evidência, listras verticais ou horizontais ressurgem como grandes vedetes do inverno 2013 e prometem manter-se em alta durante o próximo verão, como as passarelas nacionais e internacionais já incitam; composições sóbrias, divertidas – em meio à mescla de padronagens -, ou vibrantes, acompanhadas do vermelho, do azul e outros.

ESTAMPAS FLORAIS
stampas floridas mantêm-se em evidência e, repaginadas, trazem vitalidade e alegria à próxima estação. Passados os principaisdesfiles Resort 2013 em solo internacional, o SPFW e Fashion Rio, e os principais eventos de moda nacionais, sabe-se que os florais são elementos fortíssimos para a temporada Verão 2014; flores misturadas a outras estampas, das maxi às minúsculas a compor peças inteiras ou detalhá-las.
Aplicadas às laterais ou barrados, dando a impressão de “invadirem” aos poucos a composição toda, do mix de estampas ao total print, as flores estampadas ou bordadas trazem consigo a lese, a renda, tal como os tecidos acetinados: variações da seda – palha de seda, linho com seda, malha e tear de seda -, a organza, estruturada, e as superfícies transparentes; um delicado trabalhar de elementos fluidos.
Dentre desfiles, a alegria e a versatilidade vieram à tona a partir de florais multicoloridos: dos formatos realistas aos desenhados, aquarelados, inspirados nas riquezas e belezas naturais. Durante o SPFW, Fernanda Yamamoto, Cavalera e Animale buscaram nas flores referência para suas coleções. Assim como, para o Fashion Rio, Apoena, Maria Filó, Alessa e Andrea Marques levaram a leveza e o equilíbrio ao público

MIX DE ESTAMPAS
Animal print, motivos geométricos – listras e poás, principalmente -, desenhos abstratos e estampas florais; todas as gravuras lado a lado para a temporada Verão 2014

Passados os principais desfiles da temporada, sabe-se que, cores vibrantes e alegres combinadas retornam à moda; como não poderia deixar de ser, tons energéticos entram em cena. Entre tons de rosa, do verde-esmeralda, vermelho, amarelo e do azul, harmonizados pelo branco e preto, o mix de estampas é tendência.
Produções monocromáticas ou em cores vivas; diferentes motivos se misturam nesse verão 2014. Como tendência o mix de estampas Verão 2014 traz como diferencial a composição dos tons; o “ton sur ton” dá espaço às cores aliadas a tons fechados, ao preto e branco. Não menos em alta, é sabido que motivos animais, flores e outros se aplicam a um mesmo visual quando combinados às listras, quadriculados e afins.


PEÇAS- CHAVE
Entre cores fortes, florais, listras e estampas combinadas, descubra quais são as principais propostas apresentadas para a temporada Verão 2014 em meio aos desfiles de moda nacionais e internacionais. A assimetria somada às formas retas é tendência, assim como as franjas longas aplicadas e os macacões:
comprimento:
Nos desfiles, comprimentos variados foram apresentados. Como não poderia deixar de ser, saias e vestidos longos e fluidos retornam como proposta para os dias quentes. Entretanto, algumas grifes levaram o retrô às passarelas ao resgatar o comprimento midi (um pouco abaixo dos joelhos), tal como peças curtíssimas trataram de trazer jovialidade às coleções, em meio a bustiês e hot pants.

Tecidos acetinados:
A seda e suas variações – palha de seda, linho com seda, malha e tear de seda – são destaques para a temporada a compor produções fluidas. A organza, por sua vez, foi apresentada em diferentes cores e aplicações; a transparência mantém-se em alta em meio a recortes e sobreposições.

ELEMENTOS CHAVE
A clássica saia lápis regressa repaginada à moda, entre estampas divertidas, listras, tecidos telados e franjas. Tecidos telados – rendados, recortados e trançados -, estes, que garantem modernidade ao visual, assim como as franjas um ar boho. Os macacões, contudo, vêm utilitários, em tecidos variados. Discretos, os bordados detalham a peça, texturizando-a. A ráfia é o material da vez.

Assimetria e formas retas:
As golas, silhuetas, barras e ombros do verão 2014 deverão ter um toque assimétrico, de acordo com as passarelas, sejam as estampas, cortes, recortes ou comprimentos. Porém, somada à assimetria, os cortes retos e geométricos destacaram-se, e muito, nos desfiles da temporada.

Informações evento - SPFW. TENDENCIAS VERÃO 2014






Nenhum comentário: